Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, dito Sandro
Botticelli (Florença, 1º de março de 1445 – 17 de
maio de 1510), foi um célebre pintor italiano da Escola
Florentina do Renascimento. Igualmente receptivo às aquisições do
introduzidas por Masaccio na pintura do Quatrocento e às
tendências do Gótico tardio, seguiu os preceitos da perspectiva central
e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente
para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia
linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido. Suas obras tardias
revelariam ainda um expressionismo trágico, de agitação visionária,
fruto certamente da pregação de Savonarola.
Protegido dos Médici, para os quais executou
preciosos registros da pintura de cunho mitológico, foi bem relacionado no
círculo florentino, trabalhando também para o Vaticano, produzindo afrescos para
a Capela Sistina. Foi ainda destacado retratista, e seu talento
excepcional de transpor para a linguagem formal as concepções de seus clientes
tornou-o um dos pintores mais disputados de seu tempo. Sua reputação, alvo de
um curto reavivar de interesse no século XVI, logo esvaiu-se, e somente
com o reaparecimento de uma crescente curiosidade pelo Renascimento, registrada
no século XIX, e, em particular, pela interpretação filosófica de
suas obras, é que sua arte volta a adquirir o êxito e a fama que mantém até
hoje.
Biografia
Pintor italiano de seu verdadeiro nome Alessandro di
Mariano di Vanni Filipepi, nasceu no dia 1 de Março de 1445/1444 e faleceu no
dia 17 de Maio de 1510. Filho de um curtidor de peles, a sua alcunha de
Botticelli veio do seu irmão mais velho, Giovanni, por causa da gordura. Na
adolescência trabalhou na casa de um ourives, possivelmente , na oficina de
Filippo Lippi , a quem teria ajudado nas decorações da Catedral de Prata.
Protegido dos Médicis, para os quais executou preciosos registos da pintura de
cunho mitológico, foi bem relacionado no círculo florentino, trabalhando também
para o Vaticano, produzindo frescos para a Capela Sistina. Botticelli foi
sepultado na Igreja de Ognissanti, para a qual pintara, 30 anos antes, Êxtase
de Sto. Agostinho.
Maturidade
e vida tardia
Em 1481, esteve em Roma, para participar dos
trabalhos na Capela Sistina, onde pintou os frescos As Provações de
Moisés, O Castigo dos Rebeldes e A Tentação de Cristo. Em 1505,
fez parte do Comitê Florentino, organizado para decidir onde seria
colocado o Davi de Michelangelo. Na temática religiosa destacam-se também São
Sebastião (1473) e um afresco sobre Santo Agostinho. Na
década de1490, quando os Médici foram expulsos de Florença,
Botticelli passou por uma crise religiosa e tornou-se discípulo do monge beneditinoGirolamo
Savonarola, que pregava a austeridade e a reforma, mas Botticelli jamais deixou
Florença. Nessa nova fase destacam-se: A Natividade Mística (década
de 1490), e A Crucificação Mística (c. 1496). Todos expressam
intensa devoção religiosa e representam certo retrocesso no desenvolvimento de
seu estilo.
Faleceu em 17 de maio de 1510. Está
sepultado na Abbazia Di Ognissanti em Florença.
Principais
trabalhos
Dedicou boa parte da carreira às grandes famílias florentinas,
especialmente a Família Médici, para os quais pintou retratos. Entre tais
obras, destacam-se Retrato de Giuliano de Medici e A adoração
dos Magos. O último rendeu-lhe a admiração e atenção da Família Médici,
que o colocou sob sua proteção e patronato. Seus contatos com a Família Médici
foram sem dúvidas úteis para que obtivesse proteção e condições para que
produzisse várias de suas obras-primas.
Participou dos círculos intelectual e artístico da corte
de Lourenço de Médici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão
lá presente, o qual pretendeu conciliar com as idéias clássicas. Por exemplo, a
sua obraMinerva e o Centauro, parece representar a ideia do amor desenvolvida
pelo filósofo neoplatônico Marsilio Ficino.Tal síntese
expressa-se em A Primavera e O Nascimento de Vênus, ambas realizadas
sob encomenda para enfeitar uma residência dos Médici e que hoje estão expostas
na Galeria Uffizi, em Florença, na Itália. Até hoje não há
consenso na interpretação dessas pinturas, embora creia-se que Vênus pode
ser vista como fonte do amor divino, tanto do ponto de vista cristão quanto
pagão. Assim como o batismo é o "Renascer em Deus", o nascimento de
Vênus remete a esperança do "renascimento". Para A Primavera foi
provavelmente buscar inspiração nas odes dePoliziano, nos Faustos de Ovídio e
na poesia filosófica De rerum natura deLucrécio.
Nesta linha pagã, destacam-se também a série de quatro
quadros Nastagio Degli Onesti, produzidos em 1483, nos quais o
artista recria uma das histórias do Decameron, de Boccaccio. Também
pintou diversos quadros de temática religiosa, como A Virgem Escrevendo O
Magnificat (1485); A Virgem de Granada (1487) e A Coroação
da Virgem (1490), todas expostas na Galeria Uffizi, e Virgem com o
Menino e Dois Santos (1485), exposta nos Museus Estatais de Berlim (Staatliche
Museen). Em 1472 ingressou na Companhia de São Lucas, uma
fraternidade dedicada à caridade gerida por artistas. No ano seguinte,
Botticelli foi chamado a Pisa, para pintar um fresco na catedral da
cidade (essa obra foi perdida pelo desgaste do tempo).
Lucky Club Casino site
ResponderExcluirLucky Club Casino is located in the suburb of Dansidzt, in Antwerp. The site is open daily 24 hours and has an average rating of 8.5/10. The luckyclub casino offers a large